lunes, 9 de abril de 2012
Para produtores de sitios pequena escala
Minibovinos
Para quem tem pouco espaço disponível na propriedade rural, mas deseja criar bois e vacas, há uma alternativa que pode tornar-se boa fonte de renda. Trata-se da versão em miniatura dos animais, cujos exemplares têm altura de até 1 metro e peso abaixo de 200 quilos, resultado do cruzamento e melhoramento genético da raça uruguaia miniudi com as europeias anãs. Embora pequenos, apresentam as mesmas características de seus pares em tamanho convencional, inclusive têm aptidão, força e robustez para executar trabalhos comuns às atividades no campo.
Enquanto os boizinhos são capazes de realizar serviços de tração de cargas leves, as minivacas têm potencial para produzir de 6 a 8 litros de leite por dia após a reprodução, além de gerar bezerros para comercialização. Com seis meses de vida, período em que são desmamados, os novilhos já podem ser vendidos para formar outras criações de minianimais, ornamentar fazendas, chácaras e sítios, entre outras finalidades.
Por serem compactos, os minibovinos também são usados como entretenimento em hotéis-fazenda e áreas de turismo rural. Em contato com os boizinhos, as crianças se divertem aprendendo a manejá-los. Ordenhar, conduzir e tratar do minigado são algumas das tarefas colocadas em prática.
Escolas e colônias de férias aproveitam os minibovinos para ensinar aos alunos e participantes noções de responsabilidade e de dedicação. Os pequenos animais ainda são importantes para o convívio com crianças doentes, distraindo-as de dores e angústias causadas pelas enfermidades.
Além da diversificada função que podem assumir, os minibovinos são fáceis de lidar. Gostam de pastar soltos, mas, se for o caso de serem mantidos em piquetes, não há necessidade de a área ser muito grande. Sem ocupar muito espaço, os abrigos para os animais devem ser disponibilizados sobretudo com divisão de baias e instalação de bebedouros e comedouros
Para baratear os custos da criação, o aproveitamento de materiais em desuso no local é uma escolha econômica para erguer um curral adequado aos bovinos. Se houver na propriedade, uma estrutura ociosa adaptada também serve para acomodar o minirrebanho.
A alimentação demanda menos quantidade por cabeça, já que o gado é menor em tamanho. As refeições devem conter nutrientes e minerais básicos, como forragens e suplementos, para assegurar saúde e energia aos minibovinos. Também não se pode esquecer de medicamentos preventivos para evitar problemas na criação. Vermífugos devem ser aplicados, pelo menos, a cada três meses e vacinações necessárias podem ser orientadas por órgãos agrícolas da região.
Canal Rural – 06/04/2012
Cortesía: coimma ( balanças e troncos para gado)
Etiquetas:
animáis,
Balanças,
COIMMA,
gado,
minibovinos,
novillos,
propiedade rural,
REPRODUÇÃO,
Sitios
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
No hay comentarios:
Publicar un comentario
Gracias por sus comentarios, siempre pueden ayudar