COMPRE COIMMA

COMPRE COIMMA
COMPRE COIMMA AQUI INFO@GANADERIALATINA.COM

lunes, 8 de agosto de 2011

Novas alternativas para castração de bovinos

A castração do boi ainda é uma dúvida para muitos produtores atualmente. O animal castrado tem seus prós e contras. O boi, quando castrado tem maior facilidade de acumular gordura, são menos agressivos e mais fáceis de manejar. Já o não castrado, possui maior desempenho em ganho de peso e maior rendimento, e ainda é o preferido da maioria dos confinadores.

Quanto à remuneração, quando a oferta é grande, os frigoríficos costumam aplicar um deságio para animais inteiros em relação aos castrados em torno de R$ 5,00/@. Porém, na entressafra, época que estamos vivendo agora, como a oferta é curta, eles deixam de aplicar esse desconto, pagando assim, o mesmo preço pelo boi castrado e inteiro. Em termos financeiros, se compensa ou não castrar, cabe a cada propriedade avaliar as condições de manejo e mercado e decidir o que é mais economicamente viável para sua situação.

O que não há dúvidas é que a qualidade da carne do animal castrado normalmente é superior a do inteiro, principalmente em relação a sabor e maciez. No Brasil cerca de 95% dos animais são castrados da forma tradicional, com a remoção dos testículos de forma “cirúrgica”. Porém esse método pode trazer algumas complicações, que as vezes leva a morte do boi.

Diante desta situação, novas alternativas a esse método cruento vêm sendo desenvolvidas. Já existe disponível no mercado uma vacina de castração imunológica que proporciona benefícios equivalentes aos da castração convencional de forma eficaz, mas sem o sofrimento da cirurgia. As principais desvantagens dessa técnica são o efeito temporário do produto (3 a 5 meses, dependendo do protocolo utilizado) e a necessidade de duas ou três aplicações.

Outra novidade nesse sentido Trata-se de um método inovador para castração orgânica de mamíferos através de uma única injeção intratesticular.

Este produto, desenvolvido por um pesquisador brasileiro da Universidade Estadual do Norte Fluminense, é constituído por princípios ativos naturais (ácido lático e papaína) que provocam um processo inflamatório e posteriormente a substituição do tecido testicular por tecido fibroso.

A grande vantagem desse produto é o efeito permanente, atingido com apenas uma única aplicação. Pelo fato de não conferir dor ou sofrimento aos animais, consequentemente, esses não perdem peso após o processo.
Fonte Acrissul – 04/08/201

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Gracias por sus comentarios, siempre pueden ayudar

Recomiendanos