COMPRE COIMMA

COMPRE COIMMA
COMPRE COIMMA AQUI INFO@GANADERIALATINA.COM

martes, 27 de septiembre de 2011

Novos custos de produção do leite

Custos de produção do leite aumentaram 13% em 2011

No acumulado do ano, em comparação com igual intervalo do ano passado, o ICPLeite/Embrapa aumentou 12,96%. No período, todos os grupos de insumos apresentaram variação positiva. Os principais foram produção e compra de volumosos, 27,43%, seguidos pelo grupo de reprodução, 26,40%; qualidade do leite, 21,75% sal mineral, 11,34%; sanidade, 10,88%; mão de obra, de 8,44%; concentrado, 8,23%; e energia e combustível, alta de 6,22%.

De acordo com analista da Embrapa Gado de Leite Alziro Vasconcelos Carneiro, no grupo produção e compra de volumosos, onde foi verificada a maior alta, a variação ocorreu nos preços de insumos que são utilizados para produção de cana-de-açúcar e silagem e para a manutenção das pastagens. A alta registrada nos valores pagos por produtos como adubos e fertilizantes também influenciou na elevação.

A alta nos custos de produção foi identificada também nos últimos 12 meses, período em que o aumento chegou a 19,94%. Segundo Vasconcelos, as maiores altas ocorreram nos insumos relacionados à alimentação bovina (concentrado com alta de 15,75%, e volumosos, 36,91%), reprodução, 28,54%, e a qualidade do leite, 23,83%. O encarecimento se deve, principalmente, às altas verificadas nos preços dos grãos, como o milho, farelo de soja e farelo de algodão. A tendência é de que estes insumos continuem em alta, impulsionados pela demanda aquecida e oferta limitada.

Outro fator que poderá alavancar ainda mais os preços dos grãos é o período de entressafra, que deve se estender até o início de 2012. O levantamento da Embrapa mostra que o encarecimento nos preços dos insumos que compõem o grupo produção e compra de volumosos ocorreu, principalmente, naqueles produtos utilizados no plantio do milho e da cana-de-açúcar e na manutenção das áreas de pastagens.
 
MilkPoint – 26/09/2011

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Gracias por sus comentarios, siempre pueden ayudar

Recomiendanos