COMPRE COIMMA

COMPRE COIMMA
COMPRE COIMMA AQUI INFO@GANADERIALATINA.COM

miércoles, 5 de octubre de 2011

 Pecuária cresce pouco e falta de fêmeas preocupa o setor

O mercado pecuário brasileiro deve se manter estável em 2011, com baixo crescimento e mantendo participação semelhante à obtida nos últimos anos em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio. Segundo levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) da Universidade de São Paulo (USP), a pecuária representou 6,6% do total do PIB do País em 2010, com queda em relação ao ano anterior, quando atingiu 7,01% do PIB. Segundo analistas, apesar de o Brasil continuar no topo do ranking dos exportadores, principalmente no setor de carne bovina, o abate excessivo de fêmeas em 2005 e 2006 ainda compromete e deve ajudar a manter altos os preços tanto no mercado interno quanto externo.

De acordo com levantamento da Conab, o mercado externo está colocando cada vez mais restrições à importação de carnes brasileiras. Com exceção da carne de frango, cujas exportações devem crescer 5% em 2011 em relação a 2010, a carne bovina deve ter redução de 17% no volume exportado em 2011 em relação a 2010 e a carne suína deve ter queda de 1,5% no período. Em geral, as exportações devem ser 1% menores em 2011, mas a receita deve subir cerca de 14%.
 
O Brasil é o segundo produtor mundial de carne bovina, perdendo apenas para os Estados Unidos e o terceiro maior exportador mundial de carne de frango. Segundo o analista, a comercialização de proteína animal brasileira deverá fechar o ano de 2011 com receita de US$ 14 bilhões. Outro setor que vem apresentando bom crescimento é a suinocultura, que segundo levantamento do Cepea cresceu 13,53% no primeiro quadrimestre de 2011, em relação ao mesmo período de 2010. O Brasil fica em quarto lugar no ranking mundial de exportações da carne. O mercado interno consome cerca de 18,8 milhões de toneladas de carnes por ano, com um consumo de cerca de 97 kg por habitante ao ano.
 Acrissul – 03/10/2011

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Gracias por sus comentarios, siempre pueden ayudar

Recomiendanos