COMPRE COIMMA

COMPRE COIMMA
COMPRE COIMMA AQUI INFO@GANADERIALATINA.COM

lunes, 21 de noviembre de 2011

Especialista de clima defende produção de gado em confinamento

Se a pecuária brasileira continuar sendo desenvolvida em sistema extensivo, ela pode vir a se tornar a maior responsável pelas emissões nacionais de gases do efeito estufa na atmosfera nos próximos anos, superando o desmatamento e os combustíveis fósseis. A tese é do especialista em mudanças climáticas Cláudio Clemente Cerri, professor da Esalq/Usp, que defende o remanejamento das técnicas de criação de gado no Brasil.
"Precisamos aplicar novas técnicas de manejo, mudar as práticas para não transformarmos a nossa valiosa pecuária em atividade poluidora", ressaltou. Cerri participou do Curso "Como o agronegócio está preparando para a Rio+20", em São Paulo (SP), organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleo Vegetais (Abiove) e pela Associação dos Produtores de Soja do Mato Grosso do Sul (Aprosoja), direcionado exclusivamente a jornalistas do setor.

De acordo com dados da Esalq/Usp, a pecuária aparece como terceiro maior emissor de gases do efeito estufa, responsável por 12% do total. Antes dela, aparecem o desmatamento (52%) e o uso dos combustíveis fósseis (16%) e, depois, o setor de fertilizantes, que seria responsável por 10% das emissões. "Mas o Brasil está trabalhando intensamente para reduzir os índices de desmatamento e a indústria automobilística e o setor de agroenergia, através da produção dos carros flex e o uso de etanol e de biodiesel, para diminuir as emissões de gases na atmosfera", compara o professor, alertando que agora, é a pecuária que precisa ser remanejada para também diminuir a produção dos gases metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O), os mais agressivos ao clima, provenientes das fezes e da urina do gado, respectivamente. "A boa da vez é tornar a pecuária uma atividade sustentável", alerta.
 Globo Rural – 12/11/2011

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Gracias por sus comentarios, siempre pueden ayudar

Recomiendanos