COMPRE COIMMA

COMPRE COIMMA
COMPRE COIMMA AQUI INFO@GANADERIALATINA.COM

viernes, 17 de febrero de 2012

Integração lavoura/pecuária floresta pode aumentar comércio de carne em MS

Mato Grosso do Sul possui 9 milhões de hectares de pastagem degradada, e sua produção atual de carne bovina nessa área é de 45 kg/ha/ano, o equivalente a 405 mil toneladas. Já uma área menor, igual a 6 milhões de hectares, com pastagem do tipo médio, ocasiona um aumento de produtividade de 75 kg/ha/ano, acumulando um total de 450 mil toneladas para comércio  e consumo. As informações foram transmitidas na manhã desta quinta-feira (9), pelo palestrante Armindo Kichel, durante o Programa Mais Pastagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - Senar/MS, em Coxim.
Segundo Kichel, palestrante do Mais Pastagem, em fase de produtividade média na recria e engorda do gado, um hectare de pastagem degradado comporta em cerca de 0,7 animal, o que ocasionará uma produção de 30 quilos por hectare ao ano. Caso aplicada, a recuperação com implantação do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF), a mesma área passa a comportar quatro animais, gerando cerca de 360 quilos por hectare ao ano.
Segundo ele, entre as principais pragas que colaboram para o mal rendimento dos pastos de MS estão as lagartas, formigas, cupins, percevejos castanhos, cigarrinhas, corós, grilos e gafanhotos. E a degradação ou morte dos pastos são ocasionados devido espécies ou cultivares de pastagens inadequadas, água em excesso ou falta, além dos solos ora argilosos, ou arenosos.
O palestrante afirma que esse conjunto de fatores impede com que até 2020, o Estado arrecade R$ 10 bilhões a mais do que recebe atualmente. "O manejo das pastagens, sub e superpastejo, a falta de nutrientes (N, P, K, Ca, Mg, S e micronutrientes), insetos invasores, erosão e as doenças causadas por fungos são os vilões da criação de gado no Brasil", finaliza Kichel.
Mais Pastagem - O Programa é uma iniciativa do Senar/MS, Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul - Famasul e Fundação Educacional para o desenvolvimento Rural - Funar, em parceria com sindicatos rurais do Estado, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, Embrapa Gado de Corte - Embrapa CNPGC, e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção da Indústria, do Comércio e do Turismo - Seprotur.
Bandeirantes é a próxima cidade a receber o Programa Mais Pastagem - no dia 10 de fevereiro. O ciclo de palestras também inclui as cidades de Figueirão, Camapuã, Rio Verde, São Gabriel do Oeste, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Aparecida do Taboado e Santa Rita do Pardo. Para mais informações ou para realizar inscrição: http://www.senarms.org.br/programas_e_projetos/mais_pastagem/

Site da Carne – 14/02/2012
Compre Troncos e Balanças COIMMA

No hay comentarios:

Publicar un comentario

Gracias por sus comentarios, siempre pueden ayudar

Recomiendanos