COMPRE COIMMA

COMPRE COIMMA
COMPRE COIMMA AQUI INFO@GANADERIALATINA.COM

viernes, 10 de junio de 2011

Que tecnologias poderiam “recuperar” os pastos degradados?

Devemos inicialmente, partir da premissa de que estes pastos têm possibilidades de serem recuperados.
Por definição, o pasto degradado possui um sistema onde suas raízes das plantas estão debilitadas e com um nível de reservas orgânicas baixas. É fato que neste estado, as plantas diminuem seu volume no solo e por conseqüência sua capacidade de absorção de água e nutrientes. Portanto, a ação inicial a ser tomada, de acordo com Silva, ESALQ-USP, 2010 é:

·         Recuperar o sistema de raízes das plantas e sua capacidade de absorver água e nutrientes, princípio básico para assegurar o crescimento, e rebrote e a produção de forragem 

b. As ações de manejo que permitem alcançar estes objetivos são:
        b.1. Começar pela redução da carga animal, para diminuir a intensidade do pisoteio nos pastos. Desta forma favorece-se o crescimento e o fortalecimento das plantas e suas raízes.
        b.2. Recuperar os níveis básicos de fertilidade do solo. Buscando recuperar o nível de nutrientes necessários para a produção para a produção da capa de cobertura vegetal com a qual se esteja lidando.
        b.3.  Respeitar o tempo de absorção de nutrientes, energía solar e água para a sua recuperação.

Que tecnologias podemos usar para recuperar estes pastos?

Considerando uma degradação média, podemos considerar a integração da agricultura com a pecuária. Onde basicamente as culturas são alternadas com rotação de gado.
Pela rotação de culturas com a produção pecuária, o que se busca é a melhora da relação custo-benefício do crédito de investimento para que o retorno seja maior do que o se tivesse sido investido apenas em pasto para pecuária.
Rotações como o milho e o feijão favorecem uma maior fixação de nitrogênio. Os grãos poderão ser extraídos para venda, ou dependendo do custo, o milho pode ser usado para ensilagem.
A produção florestal integrada, é uma outra alternativa, onde a rotação de culturas tem como objetivo aumentar a concentração de  nitrogênio nas plantas e de carbono o solo.
A fim de fixar o nitrogênio indica-se o plantio de árvores como o Samán(Árvore americana da família das Mimosácea)  em regiões tropicais de baixa altitude, juntamente com pastagem de Leucaena.
Já existem tentativas que buscam recuperar solo erodidos através da integração da produção madeireira com pastos, como pode-se observar nos vídeos que postei há uma semana ( ver vídeo).
Para analisar:
Se considerarmos que alguns países tornaram-se “mais desenvolvidos”na produção pecuária não podemos deixar de ter em mente que isto se deve ao fato de que em algum momento de sua história se viram obrigados a entender e adaptarem:

·         A necessidade de gerar conhecimento e soluções para seus problemas;
·         Como compreender os limites e exigências de cada planta forrageira;
·         Assegurar a estabilidade das comunidades de plantas no pasto;
·         Conhecer o potencial e a capacidade de produção de cada espécie;
·         Definir a extensão possível da resposta animal na pastagem;
Alguns pesquisadores afirmam que o produtor pecuário do futuro deverá ser prioritariamente e acima de tudo um agricultor por excelência, que compreende e conhece a fundo sua principal forragem –  o pasto  – e que conheça  as necessidades básicas de preparação do solo, plantio e compensações.
Que saiba dominar as estratégias de manejo de colheita mais eficientes, e pastagem rotacional para maximizar as espécies forrageiras 

Rubens Pinheiro de Souza
Assessor Técnico Tortuga 
Gabriela Hernandez S.

Obrigada pela visita, para emails informativos escrever a info@ganaderialatina.com


No hay comentarios:

Publicar un comentario

Gracias por sus comentarios, siempre pueden ayudar

Recomiendanos